Contagem Regressiva #20dias – Tema do Carnaval 2013!

guitarra-baiana-tema-do-carnaval

 

A essa altura, você nem tem mais unhas de tanto roer na expectativa desses 20 dias passarem rápido. Qualquer barulho já faz você dançar, o Festival de Verão te deixa à flor da pele, cada ensaio te deixa mais na vontade de, finalmente, botar o Bloco a Rua e curtir a festa mais amada de 11 em cada 10 baianos: o Carnaval!

O Carnaval de Salvador atrai multidões. São mais de 2 milhões de foliões baianos e turistas e cerca de 224 entidades (28 afoxés, 61 afros, dez alternativos, 39 blocos de trio, sete percussão/sopro, quatro especiais, dois de índios, oito infantis, 21 de percussão, 36 de samba e oito de travestidos). É a maior festa popular de rua do planeta, patrimônio cultural imaterial da humanidade!

A cada ano, é escolhido um tema para reger essa belíssima festa, homenageando um personagem especial da nossa cultura, já tendo sido Jorge Amado, a Tropicália, a Capoeira, o Samba… Em 2013, o tema será “Guitarra Baiana, Patrimônio do Povo”.

A Guitarra Baiana é instrumento híbrido entre o cavaquinho e o bandolim. Inicialmente chamado de cavaquinho elétrico, foi construída por Adolfo Dodô Nascimento e Osmar Álvares Macêdo – a famosa dupla Dodô e Osmar, também criadora do Trio Elétrico – e rebatizada no final dos anos 70.

É impossível falar de Axé Music sem falar de Guitarra Baiana, tamanha a influência do instrumento na história da música e da cultura popular baiana. “A escolha da guitarra elétrica será mais uma oportunidade de mostrarmos para o Brasil e o mundo a nossa riqueza cultural. A guitarra é um dos instrumentos mais importantes na folia do Carnaval. O instrumento é um patrimônio da Bahia, criado pelos saudosos Dodô e Osmar, e, que logo em seguida transformou-se na ferramenta fundamental para a criação do trio elétrico, dando origem à explosão que representa a musicalidade do Carnaval de Salvador”, explica o presidente do ComCar, Pedro Costa.

Mas a Guitarra Baiana foi mesmo popularizada por Armandinho Macêdo, filho de Osmar, que é hoje considerado o Mestre do instrumento e, com certeza, será centro das atenções neste Carnaval. “Em breve, apresentarei um CD com o mesmo título da festa, como um presente para os baianos. É uma homenagem justa para a história da cidade, da festa, do Carnaval de Salvador”, diz ele.

O cantor e guitarrista Marcelo Garcia, da banda Soterosamba – que tocará domingo no Camarote do Nana, irá substituir seu instrumento neste Carnaval pela Guitarra Baiana. Ele explica o porquê: “A Guitarra Baiana foi fundamental para a construção musical do nosso estado, merece todo nosso respeito. Por isso, a Soterosamba decidiu incluí-la na banda como forma de homenagem neste Carnaval!”.

Para ir diminuindo sua ansiedade para o Carnaval de Salvador, aprecie o espetáculo do Maestro Armandinho com sua Guitarra Baiana!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s