Cortejo Afro 2013

Cortejo Afro

 

O Carnaval acaba de ficar mais elegantemente sofisticado. Um dos mais belos movimentos afro, que nos deu a honra de estar presente em nossa grade nos últimos anos, está de volta e suas fantasias já estão disponíveis aqui na Central!

O Cortejo Afro foi criado em 02 de julho de 1998, com raízes Africanas, dentro do terreiro Ilê Axé Oiá. De lá pra cá, veio se afirmando como um dos blocos mais bonitos do Carnaval de Salvador, e ainda permanece fiel às temáticas Afro, tanto em suas roupas, quanto nos ritmos e coreografias. A Banda Cortejo Afro é formada por um grupo de 200 percussionistas e uma ala de canto com 4 cantores, além de artistas convidados. Para Alberto Pitta, artista plástico responsável pela estética do bloco, a intenção é fazer o resgate da essência afoxé que vem sendo perdida ao longo dos carnavais.

Com o tema Os Homens de Ferro, o Cortejo Afro celebrará os seus 15 anos de desfiles no Carnaval de Salvador. Em 2013, contará a história dos homens que, por séculos, dominaram a tecnologia do ferro no continente africano – Angola, Chade, Congo, Camarões e Povos Bantus, detentores dos saberes ancestrais sobre a metalurgia, os ferreiros dos terreiros de candomblé da Bahia e o Mito de Ogum – Orixá da Construção – Deus da Guerra e patrono dos ferreiros, lavradores, açougueiros e agricultores. As ferramentas, os símbolos e signos que atravessaram o Atlântico através dos navios negreiros que aqui chegaram ressignificando nessa terra as origens religiosas, artísticas e culturais. O cortejo vai dar “movimento” ao ferro, fazer com que este elemento vire “seda” na avenida, em belíssimos movimentos de dança.

Como o bloco disponibiliza uma única fantasia para os 3 dias de desfile, não é vendido o dia avulso e sua fantasia é entregue na própria sede. Por isso, não é possível efetuar a compra co Cortejo Afro juntamente com outros blocos.

O Cortejo Afro desfila às 21 horas, Sexta do Campo Grande à Praça da Sé, Domingo e Segunda no Circuito Barra-Ondina. Esperamos você junto com o Cortejo para engrandecer esse belíssimo desfile!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s