História das Festas Juninas

 

As fogueiras já estão montadas, as bandeirolas já foram penduradas e por aqui só se sente o aroma delicioso dos quitutes de milho e de amendoim, típicos do período. O clima de São João tomou conta não só da Central do Carnaval, mas de toda a Bahia!

Os festejos são tradicionais em todo o estado e se profissionalizam a cada ano, sem nunca sair de suas raízes. Mas você sabe como e onde começaram as festas juninas que se iniciam amanhã? Para entrar no clima, fique por dentro da história desta tradição!

Reza a lenda que o dia de São João era comemorado antes mesmo da era cristã por povos pagãos, que comemoravam o tempo de colheita e a fertilidade da terra no período do início do verão. Com o tempo, a Igreja Católica assumiu as festas para comemorar os dias de 3 importantes santos para a religião: Santo Antônio, um dos maiores oradores da Igreja e com enorme número de fiéis, no dia 13; São João, primo de Jesus e quem começou a prática do batismo, dia 24; e São Pedro, o primeiro Papa, no dia 29.

Com a colonização portuguesa, povo seguidor da fé católica, as festas juninas foram trazidas ao Brasil e ganharam elementos da cultura africana e da culinária local, com a grande produção de milho neste período do ano. Ao decorrer do povoamento plural do Brasil, várias outras características de variados povos se uniram à festa, aumentando sua beleza. Os franceses trouxeram a dança com passos marcados, que influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, país onde foi descoberta e disseminada a utilização da pólvora.

Já a tradição de acender fogueiras também vem da fé católica. Diz a história que Isabel, mãe de João, prometeu à Maria, sua prima e mãe de Jesus, que acenderia uma fogueira para lhe avisar quando João nascesse. Assim, até hoje as fogueiras são acesas na noite de comemoração ao santo.

São tantas histórias… e também são muitos os motivos para comemorar! O bom mesmo da época junina é arranjar uma boa festa e cair no forró. E as melhores opções estão aqui! Forró é na Central!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s