Parabéns, Salvador! 463 anos!

29 de março é aniversário da nossa amada cidade de Salvador, capital da alegria e, claro, do Carnaval! E hoje nós também comemoramos o post nº 500 aqui no nosso Blog! \o/ Portanto, é dia de comemoração em dobro!

E tem jeito melhor de comemorar do que falando de coisas que a gente gosta? Durante a semana, estivemos apresentando a vocês pontos turísticos da nossa belíssima cidade na nossa FanPage. Hoje é dia de falar mais sobre outros deles, mostrando a vocês que ainda não vieram a Salvador o que nossa cidade tem de melhor e deixando com saudade quem já visitou a capital da alegria!

A trilha sonora: É D’Oxum, com belíssimas imagens da nossa cidade!

Elevador Lacerda

Desde 1873 interligando a Cidade Alta e a Cidade Baixa, o Elevador Lacerda tornou-se um dos mais conhecidos cartões-postais de Salvador. Surgiu como uma forma encontrada para integrar as duas partes da cidade, dividida por uma falha geológica em sua formação, e tornou-se famoso internacionalmente. É usado ainda como transporte de ligação entre o bairro do Comércio e a Praça da Sé. Hoje, em homenagem ao aniversário de Salvador, receberá uma iluminação especial, tornando sua paisagem ainda mais bonita!

Farol da Barra

Esse é grande conhecido da galera carnavalesca! Ao seu redor acontece a concentração dos blocos que desfilam no Circuito Barra-Ondina. O que você pode não saber é que o Farol existe desde 1698 e foi construído sobre o Forte de Santo Antonio da Barra. Se você o conhece apenas por fora, vale a pena conhecer também seu museu no interior e subir para ver a paisagem lá de cima.

Praça Castro Alves

A praça do povo também é conhecidíssima pelos foliões tradicionais. É um marco do Circuito Osmar, local de antigos Encontros de Trios (agora sendo revividos!) e de shows espetaculares de frente para a Baía de Todos os Santos, vista lá de cima. A praça é uma homenagem ao Poeta Castro Alves, carregando seu nome e sua estatueta.

Pelourinho

O Centro Histórico de Salvador também é impregnado de histórias. A região, que se estende do Terreiro de Jesus até a Praça da Sé, ainda hoje é marca da Salvador colonial, repleta de antigos sobrados, importantes construções, como a 1ª Faculdade de Medicina do Brasil, a Catedral Basílica, e prédios administrativos como a Prefeitura Municipal, na Praça da Sé.

Lagoa do Abaeté

Já dizia Caymmi que “o Abaeté tem uma lagoa escura arrodeada de areia branca”. Mas também de mitos e mistérios está envolta essa lagoa, localizada no Parque Metropolitano do Abaeté, no bairro de Itapuã. Suas dunas de areia branca e seus coqueirais marcam a paisagem cheia de histórias.

Largo de Sant’Ana

Também conhecido como “Largo da Dinha”, uma referência ao tabuleiro da baiana de acarajé mais famosa da Bahia, o Largo reflete o espírito de boemia do bairro no qual está localizado: o Rio Vermelho. Ali a noite baiana se mistura em vários ritmos e tribos, tudo regado à cerveja gelada e muito acarajé!

Fachada da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Igrejas

Reza a lenda que Salvador tem 365 Igrejas Católicas, uma para cada dia do ano. O número é incerto, mas o que é certo mesmo é que aqui o cristianismo português e as religiões de matrizes afros trazidas pelos escravos se misturaram, formando uma fé única, espalhando sincretismo pela cidade. Algumas das Igrejas mais famosas são: a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, localizada na “Colina Sagrada” do Bonfim, onde os baianos e turistas se vestem de branco para pedir bênçãos, amarrando fitinhas em seus portões; a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, marcada pelo luxo da decoração barroca, com imagens históricas e muito ouro; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, marca das influências dos escravos e do candomblé no Catolicismo em Salvador; Igreja e Ordem Terceira de São Francisco, localizadas também no Pelourinho, uma ao lado da outra, também reconhecidas pela beleza e luxo barroco na sua decoração.

Salvador está comemorando 463 anos e temos muito o que nos orgulhar dessa cidade rica de belezas naturais e mergulhada em história, por ser a 1ª capital do Brasil. Mas, além de tudo o que esta cidade é, também queremos parabenizar o povo soteropolitano, que faz a aura alegre, descontraída e receptiva de Salvador. O que seria dessa cidade se não fosse o seu povo? É ele quem dança, canta, pulsa, reza, recepciona, sorri, conversa e povoa as ruas desta cidade tão abençoada por Deus que leva o nome do seu filho: Cidade de São Salvador da Bahia.

Parabéns, Salvador! Parabéns, Soteropolitanos!

Em comemoração, a Via Alegria está presenteando com um kit todos que efetuarem reserva de hospedagem para o Carnaval de Salvador 2013 até amanhã!

Em tempo: agradecemos a todos que acompanham o Blog da Central diariamente, ao longo desses 500 posts! É por vocês que estamos aqui! 😉

Anúncios

2 thoughts on “Parabéns, Salvador! 463 anos!

  1. parabems salvador digo isso por que eu nascer e crese a que tem varias coisas como problemas,violencias,greves e outras coisas mais eu amor essa cidade que quanda mais crece e quanda vez fica mais amanda pelos esses brasileiros em tão digo FELIZ ANIVESARIO SALVADOR que tenha muitos e muitos anos de vida e sem violencias e problemas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s