A história das Festas Juninas

Faltando apenas 30 dias para o São João, o nosso contador e o coração de todo mundo dispara como um rojão! Apenas um mês para esta festa tão especial em todo o Nordeste e já adotada como queridinha em tantos lugares do país.

Mas de onde surgiu tudo isso? Como começaram todos os festejos e tradições juninos?

Conta a lenda que o dia de São João era comemorado antes mesmo da era cristã por povos pagãos, que comemoravam o tempo de colheita e a fertilidade da terra no período do início do verão. Com o tempo, a Igreja Católica assumiu as festas para comemorar os dias de 3 importantes santos para a religião: Santo Antônio, um dos maiores oradores da Igreja e com enorme número de fiéis, no dia 13; São João, primo de Jesus e quem começou a prática do batismo, dia 24; e São Pedro, o primeiro Papa, no dia 29.

Com a colonização portuguesa, povo seguidor da fé católica, as festas juninas foram trazidas ao Brasil e ganharam elementos da cultura africana e da culinária local, com a grande produção de milho neste período do ano. Ao decorrer do povoamento plural do Brasil, várias outras características de variados povos se uniram à festa, aumentando sua beleza. Os franceses trouxeram a dança com passos marcados, que influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, país onde foi descoberta e disseminada a utilização da pólvora.

Já a tradição de acender fogueiras também vem da fé católica. Diz a história que Isabel, mãe de João, prometeu à Maria, sua prima e mãe de Jesus, que acenderia uma fogueira para lhe avisar quando João nascesse. Assim, até hoje as fogueiras são acesas na noite de comemoração ao santo.

Outra tradição dos festejos da época é das meninas solteiras que querem casar e recorrem ao Santo Antônio. Na época em que a religião católica era proibida, Antônio era responsável por realizar casamentos de cristãos às escondidas, prática que lhe rendeu o título de “santo casamenteiro”. Hoje, para arranjar rápido um marido, as moças tiram o menino Jesus dos braços da imagem do santo e lhe viram de ponta-cabeça em um copo de água até que o pretendente surja.

São muitas as histórias que rodeiam esta festa… E também são muitas as opções para você curtir o São João aqui na Bahia! Confiram as melhores no nosso site!

As festas juninas esperam por você! Vem dançar forró com a gente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s