A Origem da Patinha do Camaleão

Hoje iremos contar para vocês a história de um símbolo muito especial: a patinha do Camaleão. E quem narra é o próprio criador, Pedrinho da Rocha, publicitário especializado no Carnaval de Salvador.

O texto foi retirado do seu blog. Confiram!

“O que determina o sucesso de uma idéia? De uma marca, mais precisamente? No caso da já famosa “patinha” do Camaleão, a idéia derivou de um evento: “A Festa dos Bichos”, que reuniu os blocos Crocodilo e Camaleão, além das bandas Chiclete com Banana e Ricardo Chaves.

Para a campanha dessa festa que aconteceu no início dos anos 90, imaginei algum grafísmo que pudesse representar os dois reptéis e, apesar de nunca ter reparado numa pata de camaleão ou de crocodilo, terminei por criar, despretenciosamente, um par de patinhas verdes. A festa foi um sucesso e as patinhas também. Depois do evento, procurei a diretoria do Crocodilo e ofereci a patinha como opção de marca para eles, já que o bloco não tinha um logotipo, mas apenas um mascote. Meus amigos crocodilos quase me esganam, alegando que queria “matar” o maior símbolo deles que era o “mascote crocodilo”. Em tom de brincadeira, ainda me mandaram procurar meus amigos do Camaleão para vender aquela idéia “maluca”. Não me fiz de rogado e fui direto para a sede do Camaleão que já tinha uma marca na época. Para minha surpresa, a diretoria do bloco acatou a idéia e adicionamos as duas patinhas à marca já existente. Logo percebemos o sucesso “dela” junto ao público e, ano seguinte, a patinha passou a ser o grande ícone do bloco. Hoje, é uma das marcas mais conhecidas do carnaval baiano no Brasil, a ponto da Ford, patrocinadora do bloco, criar uma linha de automóveis com a marca Camaleão.”

A patinha do Camaleão está estampada em camisas masculinas, blusas femininas e uma série de outros produtos da Boutique da Central. Confira!

Anúncios

2 thoughts on “A Origem da Patinha do Camaleão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s